
Emília Tavares
LIVROS COMO COORDENADOR
-
20%
COMPRAR
€32.86€26.29AUTO-RETRATOS DO MUNDO
AAVV
É conservadora e curadora para a área da Fotografia e Multimédia no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa, ocupando-se também da produção de inúmeras exposições. É mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora de História da Fotografia, tendo publicado a obra João Martins – Imagens de Um Tempo Descritivo Desolador (Mimesis, 2001).
Tem desenvolvido actividade regular na área da crítica, bem como na realização de seminários e conferências em diversas instituições.
Comissariou as exposições 1980-2004 - anos de actualização artística nas colecções do Museu do Chiado - MNAC, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco, 2004; Joshua Benoliel (1873-1932) - repórter fotográfico, no LisboaPhoto, Cordoaria Nacional, Lisboa, 2005, e no PhotoEspaña, Casa Zavala, Cuenca, 2009; Batalha de Sombras: Colecção de Fotografia dos Anos 50 do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, no Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira, 2009; co-comissariou a exposição Amália: Coração Independente, no Museu Colecção Berardo, Lisboa, 2009.
É coordenadora do Projecto Objectiva – Base de Dados Online para a História da Fotografia Portuguesa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Direcção-Geral das Artes. É a investigadora portuguesa convidada do projecto FOTOFO - The History of 20th Century European Photography, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Faz parte do CEMES (Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa), com vista ao estudo, preservação e divulgação do espólio e obra de Ernesto de Sousa.
É professora convidada do IADE, onde lecciona História da Fotografia Portuguesa.