
José Medeiros Ferreira
José Medeiros Ferreira nasceu (1942-2014) fez os seus estudos primários e secundários na Ilha de S. Miguel, Açores. Cursou Filosofia em Lisboa, na Faculdade de Letras, tendo sido expulso de todas as universidades portuguesas em 1965, devido ao seu activismo contra o regime salazarista.
Licenciou-se em História, em 1972, na Universidade de Genebra, ano em que foi convidado para docente daquela universidade suíça, tendo sido galardoado com o Prémio Gustave Ador.
Depois da queda da ditadura, regressou a Portugal, onde desempenhou o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros (1976-1977). Doutorou-se em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde foi professor.
Escreveu, entre outras obras, Ensaio Histórico sobre a Revolução de 25 de Abril – o Período Pré-Constitucional (1983); Portugal na Conferência de Paz (1992); O Comportamento Político dos Militares, Forças Armadas e Regimes Políticos (1992); Portugal em Transe (Vol. VIII da História de Portugal, orientada por José Mattoso, 1995) e Cinco Regimes na Política Internacional (2006).
Foi também ensaísta, comentarista e cronista político, com vasta colaboração na imprensa. Foi deputado à Assembleia Constituinte, à Assembleia da República (em várias legislaturas), ao Parlamento Europeu e ao Conselho da Europa.
O Estado português condecorou-o com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique e da Ordem da Liberdade.