OFICINA
PELOS DEDOS
DE UMA MÃO
OS CINCO ROMANCES DE DULCE MARIA CARDOSO
E se fosse possível entrar na cabeça de um escritor? E ouvir os receios e as expectativas que teve em relação
aos seus romances, as pesquisas que fez, as influências literárias de que se deu conta, o momento em que
conheceu as personagens, os erros, os fracassos, as pequenas vitórias?
Se fosse possível partilhar com os leitores o misterioso universo da criação?
«Se não me sinto confortável a falar do resultado do meu trabalho, outro tanto não acontece com o processo de escrita.
Partilharei em relação a cada um dos meus romances, os temas que quis tratar, o mistério do aparecimento das personagens,
as opções estilísticas, as histórias que os enformaram e outras considerações que julgue importantes.»
Eliete
O Retorno
O Chão dos Pardais
Os Meus Sentimentos
Campo de Sangue
Ao inscrever-se nesta oficina de lugares limitados, terá ainda acesso a uma sebenta de trabalho.
OFICINA CONCLUÍDA
SE FOR MEMBRO DO CLUBE TINTA-DA-CHINA TEM DIREITO A UM DESCONTO
E O PREÇO FINAL SERÁ
80€
Escreva para tinteiro@tintadachina.pt para fazer a sua inscrição com o desconto.
Se quer usufruir do desconto enquanto assinante do Público, deve enviar um e-mail para academia@publico.pt
INDIQUE NA NOTA DE ENCOMENDA O LIVRO QUE QUER RECEBER DE OFERTA:
-
10%
COMPRAR
€16.90€15.21O CHÃO DOS PARDAIS (bolso)
Dulce Maria Cardoso -
10%
COMPRAR
€16.90€15.21ELIETE (bolso)
Dulce Maria Cardoso -
10%
COMPRAR
€16.90€15.21OS MEUS SENTIMENTOS (bolso)
Dulce Maria Cardoso -
10%
COMPRAR
€19.90€17.91CAMPO DE SANGUE
Dulce Maria Cardoso -
20%
COMPRAR
€16.90€13.52O RETORNO (bolso)
Dulce Maria Cardoso
DULCE MARIA CARDOSO publicou os romances Eliete (2018, livro do ano, entre outros, no Público, Expresso e no JL, Prémio Oceanos e finalista do Prémio Femina), O Retorno (2011, Prémio Especial da Crítica e livro do ano dos jornais Público e Expresso), O Chão dos Pardais (2009, Prémio PEN Clube Português e Prémio Ciranda), Os Meus Sentimentos (2005, Prémio da União Europeia para a Literatura) e Campo de Sangue (2001, Prémio Acontece, escrito na sequência de uma Bolsa de Criação Literária atribuída pelo Ministério da Cultura).
Os seus romances estão traduzidos em várias línguas e publicados em mais de duas dezenas de países. A tradução inglesa de O Retorno recebeu, em 2016, o PEN Translates Award.
Publicou contos em revistas e jornais, a maioria dos quais reunida nas antologias Até Nós (2008) e Tudo São Histórias de Amor (2014). Alguns deles fazem parte de várias antologias estrangeiras, e «Anjos por dentro» foi incluído na antologia Best European Fiction 2012, da Dalkey Archive. Em 2017, foram publicados os textos Rosas, escritos no âmbito da estada em Lisboa de Anne Teresa De Keersmaeker, quando a coreógrafa foi a Artista na Cidade. Criou, ainda, a personagem Lôá, a menina-Deus, para uma série da RTP2.
A obra de Dulce Maria Cardoso é estudada em universidades de vários países, fazendo parte de programas curriculares, e tem sido objecto de várias teses académicas, bem como adaptada a cinema, teatro e televisão. A autora tem participado em vários festivais de prestígio internacional.
Em 2012, recebeu do Estado francês a condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras. Assina, na Visão, a coluna «Autobiografia não autorizada» (crónicas publicadas em livro, em 2021) e é comentadora na estação televisiva SIC, no programa Original é a Cultura.
- A insensata decisão de querer ser escritora
- A leitora voraz
- Copiar, copiar, copiar
- As palavras ardem como outra coisa qualquer
- A solidão e a loucura
- O homem em branco de Campo de Sangue
- A surpresa do policial ao contrário
- O caso de Clarice Lispector e de outros autores que não tinha lido e que os críticos reconheceram no meu romance
- As primeiras traduções
- O Campo de Sangue hoje
- O argumento cinematográfico de Luís Mário Lopes
- A forma, a forma, a forma
- Um novo método de trabalho
- A memória
- A eternidade num segundo
- O povo vencido jamais será unido
- O que há para além da família?
- Bodyshaming e outras questões que então não o eram
- Ambição
- O final em aberto ou circular, a literatura seguindo a vida
- A encruzilhada do terceiro romance
- De volta do poder
- O poder, quem o cria, quem o (d)escreve?
- Dor e estilhaços
- Um corpo estranho no meu trabalho
- A princesa Diana e o mundo apequenado
- Se a vida for uma telenovela, para que serve a literatura?
- Romance datado?
- A importância ou não da crítica
- A lentidão da escrita
- Escrever para quem?
- Trinta anos não é muito tempo para preparar um romance
- Vivemos no pós-colonialismo?
- A cultura é uma arma?
- Os desterrados
- O exílio
- Deus como criação de uma humanidade adolescente
- A importância dos leitores
- A escrita do argumento cinematográfico de O Retorno
- A Eliete sou mais eu?
- «A escrita de uma mulher é sempre feminina, não pode deixar de o ser: no seu melhor, será tanto mais feminina; a única dificuldade está em definir o que queremos dizer com feminino.» A Virginia Woolf tinha razão?
- A pouca importância da ficção hoje
- A desmesurada importância do Eu
- A questão social da autoria
- Uma nova conceção de romance para mim
Esta oficina é composta por cinco sessões online, com a seguinte estrutura:
- 5 sessões de 2h cada (45 minutos a 1h de palestra e o restante tempo para perguntas e intervenções);
- 1 sessão por semana;
- Dia da semana – quartas-feiras, às 18.30h;
- Sessões online, na plataforma ZOOM Público (o link será enviado atempadamente);
- Sessões presenciais na Tinta-da-china: Alameda das Linhas de Torres, 152, E. 9, Lisboa;
- As sessões presenciais têm uma frequência limitada a 20 pessoas;
- A frequência das cinco sessões conferirá um Certificado de participação;
- Todos os alunos têm acesso às aulas gravadas e aos materiais de apoio;
- Data de arranque – 26 de Abril de 2023;
- Oferta de um livro de Dulce Maria Cardoso entre os cinco aqui propostos - só garantimos envio gratuito para moradas em Portugal; para outros países, os portes de envio ficam a cargo do aluno;
- Oferta de sebenta criada para a oficina (em formato digital).