
GUY DE MAUPASSANT NA COLECÇÃO DE LITERATURA DE VIAGENS, DIRIGIDA POR CARLOS VAZ MARQUES
«A Vida Errante é o relato de um regresso ao sul e já houve quem o considerasse uma espécie de testamento literário.
Em fuga a uma Paris de feira, Guy de Maupassant parte para Florença, continua para Génova, desce para a Sicília e depois de passar pela Argélia termina na Tunísia, frente a uma porta onde imagina a Julieta árabe que nunca virá a encontrar.
Discípulo de Flaubert, Maupassant aprendeu junto do seu mestre as virtudes literárias da atenção, do rigor e do detalhe.
A riqueza pormenorizada com que descreve monumentos e hábitos quotidianos, locais históricos e tabernas banais segue de perto a grande lição que ele próprio conta ter recebido do autor de Madame Bovary: ‘Flaubert dizia por vezes: Podemos imaginar o deserto, as Pirâmides, a Esfinge, antes de os termos visto; mas o que não se imagina de todo é a cabeça de um barbeiro turco agachado à frente da sua porta.’
Trocando o turco por um árabe, Guy de Maupassant foi lá e viu e soube contá-lo.»
— Carlos Vaz Marques, Prefácio
Guy de Maupassant
Um dos mais prolíficos e célebres autores do século XIX, Guy de Maupassant nasce em 1850 na região da Normandia, numa família burguesa. Passa a infância e a juventude em Étrat, maioritariamente com o irmão mais novo e a mãe, uma mulher culta e amiga de infância de Flaubert, que se tornaria seu mestre e amigo. Estuda Direito em Paris, no que é interrompido pela guerra em 1870.
Para se sustentar, assume, em 1872, um posto administrativo no Ministério da Marinha. Mantém, em paralelo, a sua actividade de eleição — a escrita — e leva uma vida boémia e socialmente intensa na capital francesa. Em 1877, descobre que contraiu sífilis.
A actividade literária de Maupassant ganha maior fôlego em 1880, com o sucesso da colectânea Soirées de Médan. No intervalo de dez anos, publica cerca de trezentas novelas (La Maison Tellier, 1881; Mademoiselle Fifi, 1882; Les contes de la Bécasse, 1883; Miss Harriett, 1884; Le Horla, 1887…) e seis romances (Une Vie, 1883; Bel-Ami, 1885…), além de contos e de crónicas para jornais (Le Gaulois, Gil Blas, Le Figaro e L’Écho de Paris).
Sofrendo cada vez mais com a doença e com depressão, passa longas temporadas na Côte d’Azur, além de viajar pelo Mediterrâneo e a África do Norte, contexto, aliás, que daria origem ao presente livro. Depois de uma tentativa de suicídio, acaba por morrer em 1893, aos 43 anos, na cidade de Paris.