ENTRE DOIS IMPÉRIOS - Tinta da China
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«Entre Dois Impérios não é um guia para turistas nostálgicos; é uma profunda reflexão sobre a ocupação do continente indiano com todas as suas consequências sociais, políticas, religiosas e sociológicas. […] A ocupação portuguesa na Índia é uma fonte inesgotável de ensinamentos. Filipa Vicente avança com este contributo, numa obra indispensável que junta o estudo do colonialismo com o estudo do género.»
— Helena Vasconcelos, Público

De um lado, a Índia britânica, no auge do seu projecto imperial; do outro, a Índia portuguesa, em declínio acentuado. Para os viajantes britânicos dos séculos XIX e XX, ir à «Índia do lado» significava transpor fronteiras espaciais e, sobretudo, temporais.

Nesta época, a Índia portuguesa — e Goa em particular — sugeria aos ingleses duas perspectivas: tanto servia de lição histórica sobre os erros a evitar para manter a dominação colonial, como era a ruína-relíquia que nas mãos dos britânicos poderia tornar-se um centro de prosperidade.
Em qualquer destas visões, Goa surgia como um lugar diferente, híbrido, com fronteiras fluidas entre o português e o indiano, e com abundantes sinais visíveis dessa mistura — na arquitectura, na música, na roupa, nas práticas religiosas, na língua, na cultura intelectual, no corpo.

Duas viajantes‑escritoras, o príncipe de Gales, a mulher de um cônsul, vários governadores, reverendos anglicanos, diplomatas, militares, funcionários administrativos e cientistas — foram vários os britânicos que fizeram da sua viagem a Goa uma comparação entre dois impérios.

Filipa Lowndes Vicente

Filipa Lowndes Vicente (Lisboa, 1972) é investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorou-se na Universidade de Londres, em 2000, com uma tese que deu origem ao livro Viagens e Exposições: D. Pedro V na Europa do Século XIX (2003).
É autora de vários artigos e livros, entre os quais Outros Orientalismos: A Índia entre Florença e Bombaim, 1860‑1900, publicado em Portugal (2009), na Índia e em Itália, e Arte sem História: Mulheres e Cultura Artística, Séculos XVI‑XX (2012). Em 2014, editou o livro O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860‑1960).
Os seus temas de investigação actuais incluem: uma biografia intelectual do historiador goês Gerson da Cunha; a circulação e exposição de objectos no espaço colonial; e a escrita feminina no contexto do império português dos séculos XIX e XX.