
UM CLÁSSICO ABSOLUTO DE MACHADO DE ASSIS NA COLECÇÃO DE LITERATURA DE HUMOR DIRIGIDA POR RICARDO ARAÚJO PEREIRA
A partir da campa, ou seja, já depois de morto, o grande herói‑banal Brás Cubas, que marcou uma viragem definitiva na obra de Machado de Assis, recorda com sarcasmo, humor e alguma amargura a vida que deixou para trás.
«Uma trapalhada, decerto, mas humorística, quer dizer: impiedosa e originalíssima, o seu tanto cruel, o seu tanto brincalhona, quase sempre amarga, quase oblíqua. O livro, de facto, foi escrito, sabemo‑lo desde o início, com a pena da galhofa e a tinta da melancolia. Que se podia esperar desse conúbio…?»
— Abel Barros Baptista, Prefácio
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) nasceu e viveu no Rio de Janeiro. A única vez que deixou a cidade, em 1879, para convalescença de crise de epilepsia, foi para Nova Friburgo. Essa estada ficou literariamente famosa por ter aí começado — ditando-o à mulher, Carolina — Memórias Póstumas de Brás Cubas, livro singularmente extravagante que marca toda a sua obra. Descendente de escravos (o pai, pintor de paredes, era filho de escravos forros; a mãe, uma lavadeira açoriana), pobre, órfão muito cedo, não teve educação formal e foi funcionário público, mas, não obstante ter surgido como o mais excêntrico escritor que o Brasil já conhecera, cedo alcançou enorme reputação literária, fundando e presidindo a Academia Brasileira de Letras. Foi o mais completo homem de letras oitocentista no Brasil, escrevendo em vários géneros, mas destacando-se enquanto romancista, contista e cronista. Os seus romances ainda surpreendem pela actualidade, pelo inesperado do humorismo filosófico e pelo cosmopolitismo. Parece nunca ter sido tão estimado pelos seus pares como foi por eles admirado, o que seria injusto atribuir à excepcional configuração do seu génio literário.