
Um livro que se destina a promover a educação para a cidadania, a valorização do património natural e as aprendizagens transdisciplinares através da exploração activa do meio ambiente. Colaboração de Paulino Costa, Rosalina Gabriel, Eva Lima, Rita Castro Neves, João Carlos Nunes e Sandra Silva. «Em tempos solicitei a Ana Maria Bettencourt que pensasse num projeto para os Açores que, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, ajudasse a concretizar no âmbito do ensino básico e secundário a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. […] Ana Maria Bettencourt e Manuel Carvalho Gomes, com a ajuda do Governo Regional do Açores, do Conselho Nacional de Educação, dos municípios das ilhas Terceira, Pico, Faial e São Miguel e de associações açorianas ligadas à ecologia e ao contacto com a natureza, desenvolveram um trabalho admirável, mobilizando professores, estudantes e escolas. Os autores ultrapassaram em muito a minha expectativa inicial. Os meus votos vão no sentido de que não se perca a inspiração deste projeto e seja possível a sua divulgação em outros contextos.» — Mário Mesquita, FLAD «A Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), dinamizada pela UNESCO, contextualiza os desafios que a sociedade e a forma como poderão ser enfrentados, através de uma cidadania responsável. O projeto que deu origem a este livro destaca a importância de uma cidadania ativa, que pressupõe condições de participação e reforço educativo. É vital a estreita cooperação entre todos os atores, promovendo-se sinergias inspiradoras de projetos – como este que aqui se descreve – que visem entender melhor o que nos rodeia e as consequências do nosso agir neste Planeta.» — Elizabeth Silva, Comissão Nacional da UNESCO; Ponto Focal para a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014)
Ana Maria Bettencourt
Nasceu na Ilha Terceira e foi nos Açores que desenvolveu, desde cedo, o gosto pela fotografia e pela descoberta da natureza. As fotografias que possui das ilhas açorianas têm sido obtidas, em grande parte, nos trilhos dos Açores.
Licenciou-se em Psicologia e doutorou-se em Ciências da Educação na Universidade de Paris V – René Descartes-Sorbonne, com uma tese sobre a ligação da escola ao meio e ao
trabalho.
Frequentou breves cursos de fotografia, designadamente na Central Saint Martins College of Arts & Design, em Londres.
Foi Professora Coordenadora e presidente do conselho directivo da Escola Superior de Educação de Setúbal. Investigadora em Ciências da Educação, tem estudado as políticas educativas e coordenado projectos de estudo e apoio a inovações, visando a melhoria das aprendizagens e o combate à exclusão, nomeadamente em terrenos sensíveis.
Foi deputada à Assembleia da República e assessora da Casa Civil do Presidente Jorge Sampaio.
Presidiu ao Conselho Nacional de Educação de 2009 a 2013, onde pugnou pela construção de consensos e de estabilidade na educação e dirigiu os relatórios sobre o Estado da Educação 2010, 2011 e 2012.
Escreve no blogue Inquietações Pedagógicas.
Defende que a educação deve desempenhar um papel crescente na aprendizagem da cidadania e da intervenção, contribuindo para valorizar os territórios em que se insere.
Manuel Carvalho Gomes
Manuel Carvalho Gomes nasceu em Elvas, e foi aí que ganhou o gosto pelos espaços geográficos. Doutorou-se em Ensino da Geografia no domínio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e é mestre em Geografia
Física e Ambiente, pela Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Geografia pela Universidade de Coimbra. É investigador no Centro de Estudos Geográficos (CEG) da Universidade de Lisboa / Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). Representou o Ministério da Educação nos Grupos de Peritos da Direção Geral SANCO (Saúde e Consumo) e Direção Geral Ambiente, da Comissão Europeia (1997-2003). Foi assessor no Conselho Nacional de Educação (2009-13). Preside à Associação CIDAADS (Centro de Informação, Divulgação e Ação para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). Tem participado em várias comissões nacionais de programas nos domínios do Ambiente e do Consumo e integra a Comissão Nacional ECOXXI-Municípios.Coordenador de projetos nacionais e internacionais, tem diversos documentos publicados e é formador de professores no âmbito de temáticas transversais: ambiente, consumo e desenvolvimento sustentável. Defende que a educação é a condição fundamental para se alcançar o desenvolvimento sustentável.