CCB POR DACIANO DA COSTA - Tinta da China
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A HISTÓRIA DO DESIGN PORTUGUÊS ESPELHADA NA VISÃO DE DACIANO DA COSTA PARA O EQUIPAMENTO E MOBILIÁRIO DO CCB.

No projecto do Centro Cultural de Belém (CCB) ganharam particular visibilidade diversos temas que estavam há muito presentes na carreira de Daciano da Costa. Mas o CCB constituiu também um ponto de viragem, uma oportunidade para assentar os fundamentos de uma nova etapa no seu percurso criativo.

Para a história do design português, o CCB tem a importância de reunir um conjunto ímpar de peças de um autor de referência, cujo resultado reflecte uma etapa particular da nossa história contemporânea. A obra e o seu autor reforçam-se reciprocamente: sublinham a função simbólica do edifício, a relevância colectiva da sua edificação e o papel cultural do design na definição das formas de uma época.

EDIÇÃO BILINGUE.

João Paulo Martins

João Paulo Martins é arquitecto, professor auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e integra o Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) como membro do grupo de investigação DHisto – Design, História e Quotidiano. Foi colaborador do Atelier Daciano da Costa (1988‑2002) e comissário científico das seguintes exposições: Daciano da Costa, Designer (Fundação Calouste Gulbenkian, 2001); O respeito e a disciplina que a todos se impõe. Mobiliário para edifícios públicos em Portugal, 1934‑1974 (MUDE, Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo, 2014); Cottinelli Telmo, 1897-1948. «Os arquitetos são poetas também» (Padrão dos Descobrimentos, 2014); Do Convento ao Campo Grande. Nos 50 anos da mudança. Biblioteca Nacional de Portugal, 1969‑2019 (BNP, 2019); Sombras do Império | Belém — Projetos, Hesitações e Inércia 1941‑1972 (Padrão dos Descobrimentos, 2022), tendo coordenado o livro com o mesmo título publicado pela Tinta-da-china em 2023.