
Conversas e breves encenações, frases e situações reconhecíveis, um género que fazia falta, com tanto de entretenimento intelectual como de elevação humorística.
— E que tipo de livro é? A ver se cabe no que temos. Olhe, temos ficção, poesia, ensaio literário, político, histórico, viagens, testemunho humano. O seu livro é um testemunho humano?
— Há algum livro que não seja um testemunho humano? Há algum testemunho que não seja humano?
— Sei lá! Só tenho de apontar o tipo. De que é que trata?
— É uma miscelânea… Trata de várias coisas…
— Isso não calha nada bem. Não tem um assunto principal?
— Não, só tenho uma miscelânea, nem assunto, nem tipo, nem nada.
— Nem nada?! Até me faz pena, o senhor deu-se ao trabalho de vir aqui… E que coisa, nem sabe dizer de que trata o livro, valha-me Deus… Como é isso possível?
— Sabe, os livros que escrevemos aparecem-nos em sonhos gerados pelos livros que lemos e admiramos.
— Lindo! que poético… Mas olhe que pelo título não parece coisa de sonho.
— Parece o que é.
Abel Barros Baptista
Abel Barros Baptista (Vila Nova de Gaia, 1955) é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Tem publicado diversos livros sobre as literaturas portuguesa e brasileira. Destacam-se os seus trabalhos sobre Camilo Castelo Branco e três livros sobre Machado de Assis, publicados no Brasil.
Colunista da revista Ler, foi, entre 1997 e 2008, director-adjunto da revista Colóquio/Letras. Colaborou, como crítico, cronista e articulista, em jornais e revistas de Portugal e do Brasil (Expresso, Público, Folha de S. Paulo). Concebeu e dirigiu, para a Livros Cotovia, a colecção Curso Breve de Literatura Brasileira, em 14 volumes.
É autor de vários livros de ensaio literário, o primeiro dos quais, O Professor e o Cemitério, obteve o Prémio Revelação de Ensaio da APE. Com Em Nome do Apelo do Nome receberia o Prémio Pen de Ensaio e, com Autobibliografias, o Grande Prémio de Ensaio Literário da APE. Publicou várias colectâneas de ensaios: A Infelicidade pela Bibliografia, Coligação de Avulsos, Ensaios Facetos e De Espécie Complicada. Escreveu com Luísa Costa Gomes um romance cómico em forma epistolar, O Defunto Elegante.