10%

EDIÇÃO DE ABEL BARROS BAPTISTA E LUÍSA COSTA GOMES

José Sesinando, o outro nome de José Palla e Carmo (1923-1995), figura maior do humor literário português do século XX, esteve ausente das livrarias durante décadas. Este volume reúne os livros Olha, Daisy e Heteropsicografia, e Obra Ântuma, que o próprio apresentava assim, na contracapa da primeira edição:
«Cadência fortemente sugestiva, encadeamento complexo das imagens, autêntico sortilégio verbal, riqueza expressiva reveladora de uma vincada personalidade — nada disso, infelizmente, se encontra na obra de José Sesinando.»

«O humor de José Sesinando é linguisticamente endiabrado, como um miúdo travesso a virar as frases ao contrário para provocar a mãe ou desobedecer ao pai. Podemos garantir que o livro não amua, não se afasta agastado, muito menos nos vai denegrir junto do próximo leitor. Pelo contrário, parece até que o autor o meteu em brios para nos encantar ou, quando menos, nos levar a admirar a destreza, a argúcia, o talento, a erudição e a inteligência. E a graça!»
— Abel Barros Baptista, Prefácio

José Sesinando

José Sesinando Palla e Carmo (1923-1995) foi um escritor português que se salientou como ensaísta, crítico, tradutor e humorista, nesta última condição com o nome José Sesinando. Pertenceu ao grupo inicial de colaboradores de O Tempo e o Modo, onde publicou alguns dos ensaios de crítica literária mais tarde reunidos no volume Do Livro à Leitura(1966). Colaborador assíduo do JL — Jornal de Letras, Artes e Ideias, aí manteve muito tempo a coluna «Escrituralismo», assinada por José Sesinando, depois em boa parte recolhida no livro integrado na presente edição, Obra Ântuma (1986).
Foi um dos fundadores e um dos primeiros dirigentes do PEN Club Português, e traduziu muitos escritores e poetas de língua inglesa, como H.G. Wells, Somerset Maugham, John Osborne, Ezra Pound, T.S. Eliot, Allen Ginsberg ou Lawrence Ferlinghetti. Os livros de variações pessoanas aqui incluídos foram publicados em edição artesanal, em 1985, e reeditam-se pela primeira vez em edição com distribuição comercial.