
Álbum ilustrado que conta a história de uma marca portuguesa vanguardista que permanece como uma referência na indústria portuguesa.
Fundada em 1925, a Oliva tornou‑se numa marca nacional fortemente associada ao fabrico de máquinas de costura e que perdura no imaginário de muitos portugueses. A sua gestão vanguardista fez dela uma das maiores empresas do país, chegando a empregar cerca de três mil trabalhadores. Actualmente, é com satisfação que assistimos a uma «apropriação» colectiva da identidade visual da Oliva enquanto marca de produtos genuinamente portugueses. Esse interesse ajuda-nos a compreender os casos de sucesso de algumas empresas nacionais, que descobriram nas suas antigas marcas uma sustentável valorização da sua história e dos seus espólios gráficos, dando desta forma resposta a uma procura cada vez maior das nossas memórias industriais, sociais e culturais (são disso exemplos a Saboaria e Perfumaria Confiança, a Viarco, a Pasta Couto, etc.).
As fotografias e os documentos gráficos apresentados neste álbum têm um extraordinário valor histórico e estético. Quer pela sua cuidada actividade promocional e propagandística, quer pelo seu empenho em manter um registo fotográfico do património da empresa, a Oliva deixou-nos testemunhos essenciais para uma arqueologia da indústria portuguesa
Paulo Marcelo
Paulo Marcelo nasceu em S. João da Madeira em 1972.
É mestre em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e docente no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira, onde também é responsável pela área do marketing e comunicação.
Desenvolve, desde 2001, projectos na área do design gráfico: packaging; ilustração; criação de ambientes expositivos; sistemas gráficos e sua aplicação em espaços públicos. Dos diversos trabalhos desenvolvidos, destacam-se: autoria e ilustração do livro «Sebastião e os Músicos do Castelo» (Campo das Letras, 2003); design global do Museu da Chapelaria – S. João da Madeira, 2005; participação na Cowparade Lisboa, 2006; exposição comemorativa do Centésimo Aniversário da Linha do Vale do Vouga, 2008; ciclo de exposições retrospectivas de antigas marcas e empresas portuguesas – Saboaria e Perfumaria Confiança; Limpa-metais Coração; Oliva; Viarco; Pasta Couto; Ach. Brito/ Claus – no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, 2007/2010.