
Do fundador do Movimento da Escola Moderna e um dos maiores pedagogos portugueses, uma antologia de textos escritos entre 1965 e 2011.
«Entre o início dos anos 60 e os dias de hoje, a sua palavra, isto é, a sua ação, tem promovido ideias e encontros que marcam as nossas histórias, pessoais e coletivas.
Nestes cinquenta anos, Sérgio Niza tem-se batido pela transformação da instituição escolar, por uma escola de todos que permita a cada um ir o mais longe possível no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Sérgio Niza é um homem do diálogo. Com grande sensibilidade, põe-nos a conversar uns com os outros, e com ele, à procura das perguntas e das respostas que nos inquietam como educadores e professores. A linguagem cresce a comunicar. A sua vida é inseparável do mais importante movimento pedagógico português, o Movimento da Escola Moderna, que ajudou a criar em 1966 e do qual tem sido a principal referência.
Este livro é um registo do que Sérgio Niza foi conversando connosco durante a sua vida. É uma memória, é um arquivo, que pode ser lido de todas as maneiras, sem qualquer ordem. Repositórios deste tipo são fundamentais para guardar e divulgar um património intelectual que, de outro modo, ficaria disperso e inacessível.»
— António Nóvoa
Sérgio Niza
Sérgio Niza (Campo Maior, 1940) é, desde os anos 60, protagonista da educação em Portugal, quer pelo seu trabalho prático, quer pela reflexão teórica que desenvolveu em torno da escola e das suas práticas educativas.
Foi professor do ensino primário e de educação especial entre 1963 e 1973. Em Lisboa, no Centro Infantil Helen Keller, integrou um projecto pioneiro de integração escolar de crianças cegas, amblíopes e normovisuais. Foi nesta altura que começou a definir-se o enfoque na ideia de uma escola sem exclusões, que Niza desenvolveu com a equipa que dirigiu no serviço de educação terapêutica de A-da-Beja, destinado à integração educativa e social de crianças em desvantagem (1974-1991). Com Rui Grácio, outrora seu professor no Liceu Francês, iniciou uma longa colaboração em projectos de formação contínua de professores e de investigação, no Sindicato Nacional de Professores e no Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 1966 fundou, com Rosalina Gomes de Almeida, o Movimento da Escola Moderna português, que continua a liderar até hoje e cuja revista – Escola Moderna – dirige desde 1974.
Integrou, em 1977, o grupo de redacção do Projecto Pedagógico para criação das Escolas Superiores de Educação. Coordenou as comissões de redacção do Programa do Ensino Primário de 1979 e o do 1.º Ciclo do Ensino Básico de 1990. Promoveu acções de formação de professores por todo o país e no estrangeiro (USA, Canadá, Brasil, Guiné-Bissau, França e Espanha). Especializou-se em Investigação em Educação na Escola Superior de Educação João de Deus (1993) e em Psicologia Educacional no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (1995), onde também leccionou (1982-2010). É membro do Conselho Nacional de Educação.