
Ricardo Carvalho
Ricardo Carvalho nasceu em Lisboa, em 1971, e é arquitecto.
Doutorado em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2012), procurou sempre conjugar a prática profissional, o ensino universitário e uma reflexão abrangente sobre os temas da cidade, da arquitectura e da sociedade. Escreve regularmente em várias revistas internacionais de arquitectura e no jornal Público. Foi director do JA – Jornal Arquitectos entre 2005 e 2008.
Foi professor na Universidade de Brandemburgo BTU Cottbus, na Alemanha (2009-2013), na Universidade de Navarra, em Espanha (2013), e lecciona actualmente na Universidade de Carleton, no Canadá. Dirige o Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa.
O trabalho do ateliê Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Arquitectos foi objecto de várias exposições internacionais, como «OVERLAPPPINGS. Six Portuguese Architecture Studios», no Royal Institute of British Architects (Londres, 2009); «Tradition is Innovation», no Ozone Design Center (Tóquio, 2011); «Lisbon Ground», a representação portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza (2012); «A Room for Mexico City», na Liga (Cidade do México, 2013).
Em 2015, o ateliê foi nomeado para o Prémio de Arquitectura Contemporânea Mies van der Rohe.