
Stuart Carvalhais
-
30%
COMPRAR
€44.00€30.80QUIM E MANECAS
Stuart Carvalhais
José Herculano Stuart Torrie d’Almeida Carvalhais nasceu em Vila Real a 7 de Março de 1887 e morreu a 2 de Março de 1961. O seu pai foi correspondente em Vila Real de um jornal humorístico e de caricaturas intitulado O Dragão, publicado no Porto, cujo primeiro número saiu em 1887. Após vários anos em Espanha, regressou a Portugal em 1891. Como ilustrador, Stuart começou por participar em mostras colectivas, como as primeiras dos Humoristas em Lisboa, a Exposição dos Humoristas Portugueses e Espanhóis (1920) e a Exposição de Artes Plásticas (1935).
Em 1914, colaborou no jornal satírico monárquico O Papagaio Real. Em 1915, iniciava as célebres Aventuras do Quim e do Manecas no suplemento humorístico de O Século. Na década de 20 do século XX ganhou grande popularidade pelos seus trabalhos no Diário de Lisboa e em A Batalha.
Em 1922, desenhava para o ABCzinho. Colaborou ainda nas publicações A Corja, Espectro, O Século Cómico, O Riso da Vitória, A Choldra e Diário de Notícias, assim como nas revistas Ilustração e Sempre Fixe.
Como artista gráfico, somava encomendas: da ementa do Bristol Club, aos conjuntos de postais ilustrados realizados para a exposição de 1925 dos Mercados, ou à concepção da publicidade da Sassetti. Cenógrafo e figurinista do Teatro Nacional e do Politeama, desenvolveu actividade no cinema (em 1916, trabalhou na adaptação a filme das Aventuras do Quim e do Manecas), ingressando também na realização (O Condenado, com Mário Huguin) e desdobrou-se como actor, decorador, cenógrafo e gráfico.